Multilog Multilog

Em 16% do tempo de viagem, caminhoneiros cometem pelo menos um desvio crítico, aponta Onisys

Publicado em 08/12/2023

Segundo estudo feito pela companhia, 45% dos desvios cometidos são de mão fora do volante e 44% dos casos são de manuseio de bebidas ou alimentos durante a condução

Por Redação

Em 16% do tempo de viagem, caminhoneiros cometem pelo menos um desvio crítico, aponta Onisys
A companhia começou trabalhando para embarcadores melhorarem processos de gestão dos transportadores (Foto: Shutterstock)

Segundo levantamento feito pela Onisys, em 16% do tempo de uma viagem, os motoristas comentem pelo menos um desvio crítico na condução. O estudo ainda aponta que 45% dos desvios cometidos por caminhoneiros são de mão fora do volante e que 44% dos casos são de manuseio de bebidas ou alimentos durante a condução

Há três anos no mercado, a Onisys, empresa do grupo nstech, atua junto de embarcadores, transportadores, operadores logísticos, para ajudar no gerenciamento dos motoristas e conta com soluções de gestão de segurança no transporte e monitora os riscos de acidentes rodoviários.

A companhia começou trabalhando para embarcadores melhorarem processos de monitoramento e gestão dos transportadores. “Por meio de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Machine Learning, videomonitoramento interno das cabines e análise de Big Data, coletamos, processamos e analisamos dados de comportamento dos motoristas. A partir disso, a plataforma é capaz de traçar um perfil de direção assertivo de motoristas profissionais, permitindo que ações preventivas sejam tomadas”, explicou Leonardo Campos, CEO da Onisys.

Além das soluções em prevenção de acidentes, a Onisys possui ferramentas de capacitação e engajamento, visando a formação de motoristas mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios das estradas. “Proporcionamos uma ampla gama de conteúdos educativos e treinamentos especializados para capacitar e aprimorar as habilidades dos motoristas, garantindo uma condução mais segura e eficiente”, destacou o executivo.

USO DE IA NA LOGÍSTICA SERÁ MANDATÓRIO

Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, Leonardo Campos evidenciou o potencial da Inteligência Artificial para garantir segurança no transporte rodoviário. E as perspectivas são positivas: “A tendência é que a Inteligência Artificial seja ainda aplicada ainda. Ela fica mais acessível, mais barata, com custo de manutenção menor e, nisso, a gente começa a ter vários players de tecnologia que melhoram a entrega e reduzem o preço. É um processo de senso comum: à medida que há mais transportadores utilizando, a tecnologia fica mais madura”, disse o executivo.

Porém, segundo o CEO da Onisys, a democratização dessa tecnologia fará com que ela se torne algo obrigatório nas operações. “A tendência é que a Inteligência Artificial seja ainda aplicada ainda. Ela fica mais acessível, mais barata, com custo de manutenção menor e, nisso, a gente começa a ter vários players de tecnologia que melhoram a entrega e reduzem o preço. É um processo de senso comum: à medida que há mais transportadores utilizando, a tecnologia fica mais madura”